SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Education and civics in Uberaba/MG during the Vargas Era (1930-1945): perceptions from the newspaper Lavoura e ComércioThe State, the Church, and Education in Brazil: the history and status of religious education in the Brazil-Vatican Concordat of 2008 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de História da Educação

On-line version ISSN 1982-7806

Abstract

DIAS, Bruno Franciso Batista  and  ZOUAIN, Deborah Moraes. Efeito Escola: Um debate histórico em defesa de um olhar otimista sobre o ensino. Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e187.  Epub Aug 07, 2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-187.

O efeito escola, entendido como a parcela de responsabilidade que a escola agrega ao aprendizado dos estudantes, tem sido tema de profundo debate no campo dos estudos sociais ao longo das últimas décadas. No entanto, o assunto ainda é pouco compreendido, sendo comum encontrar textos que argumentam suas teses com concepções conflitantes de teóricos dessa temática. De certo modo, há uma grande dualidade de pensamento sobre o tema: de um lado, uma parcela de pesquisadores que defendem que a escola não é capaz de transpor a barreira dos fatores sociológicos; de outro, os que apontam importante influência da escola na aprendizagem dos estudantes, mesmo em contextos desafiadores. Nesse trabalho, defendendo a ideia de que existe, sim, o efeito escola, revisitamos a história desse tema, confrontando as suas principais teorias já concebidas e contextualizando-as com a realidade da educação pública básica brasileira.

Keywords : Efeito escola; Educação Básica; Ensino Público.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )