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Cadernos de História da Educação

versión On-line ISSN 1982-7806

Resumen

DIAS, Bruno Franciso Batista  y  ZOUAIN, Deborah Moraes. Efeito Escola: Um debate histórico em defesa de um olhar otimista sobre o ensino. Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e187.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-187.

O efeito escola, entendido como a parcela de responsabilidade que a escola agrega ao aprendizado dos estudantes, tem sido tema de profundo debate no campo dos estudos sociais ao longo das últimas décadas. No entanto, o assunto ainda é pouco compreendido, sendo comum encontrar textos que argumentam suas teses com concepções conflitantes de teóricos dessa temática. De certo modo, há uma grande dualidade de pensamento sobre o tema: de um lado, uma parcela de pesquisadores que defendem que a escola não é capaz de transpor a barreira dos fatores sociológicos; de outro, os que apontam importante influência da escola na aprendizagem dos estudantes, mesmo em contextos desafiadores. Nesse trabalho, defendendo a ideia de que existe, sim, o efeito escola, revisitamos a história desse tema, confrontando as suas principais teorias já concebidas e contextualizando-as com a realidade da educação pública básica brasileira.

Palabras clave : Efeito escola; Educação Básica; Ensino Público.

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