SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22Educação e civismo em Uberaba/MG durante a Era Vargas (1930-1945): percepções a partir do jornal Lavoura e ComércioEstado, Igreja e Educação no Brasil: histórico e ponto da situação do ensino religioso na Concordata Brasil-Vaticano de 2008 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de História da Educação

versão On-line ISSN 1982-7806

Resumo

DIAS, Bruno Franciso Batista  e  ZOUAIN, Deborah Moraes. Efeito Escola: Um debate histórico em defesa de um olhar otimista sobre o ensino. Cad. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.22, e187.  Epub 07-Ago-2023. ISSN 1982-7806.  https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-187.

O efeito escola, entendido como a parcela de responsabilidade que a escola agrega ao aprendizado dos estudantes, tem sido tema de profundo debate no campo dos estudos sociais ao longo das últimas décadas. No entanto, o assunto ainda é pouco compreendido, sendo comum encontrar textos que argumentam suas teses com concepções conflitantes de teóricos dessa temática. De certo modo, há uma grande dualidade de pensamento sobre o tema: de um lado, uma parcela de pesquisadores que defendem que a escola não é capaz de transpor a barreira dos fatores sociológicos; de outro, os que apontam importante influência da escola na aprendizagem dos estudantes, mesmo em contextos desafiadores. Nesse trabalho, defendendo a ideia de que existe, sim, o efeito escola, revisitamos a história desse tema, confrontando as suas principais teorias já concebidas e contextualizando-as com a realidade da educação pública básica brasileira.

Palavras-chave : Efeito escola; Educação Básica; Ensino Público.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )