SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Posiblidades de la construción de la igualdad de género en el campo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

PEROZA, Juliano; SILVA, Camila Pompeu da  y  AKKARI, Abdeljalil. Paulo Freire e a diversidade cultural: um humanismo político-pedagógico para a transculturalidade na educação. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.462-482. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3208.

Nesse artigo, buscamos relacionar as reflexões de Paulo Freire, enquanto pensador humanista, à questão da diversidade cultural. Primeiramente, exploramos o caráter humanista no seu pensamento, relacionando sua proposta às práticas pedagógicas que valorizam a multiculturalidade. Na segunda parte, abordamos as reflexões de Freire à respeito da cultura depois do exílio, ou seja, como ele construiu seu discurso político-pedagógico a partir de uma leitura própria, diante das outras culturas. Para finalizar, refletimos sobre sua contribuição à educação transcultural, a partir da relação com cinco conceitos centrais: os Círculos de (inter) Cultura, o Método Dialético, o Diálogo, a Consciência Crítica e as Palavras Geradoras.

Palabras clave : Paulo Freire; Diversidade Cultural; Humanismo Crítico; Transculturalidade; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )