SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2La dictadura franquistaProeja transiarte: la construcción de un itinerario formativo en Ceilândia DF índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

HOBOLD, Márcia de Souza  y  BUENDGENS, Jully Fortunato. Trabalho do professor formador: a influência da dimensão relacional na constituição da profissionalidade docente. Rev. Reflex [online]. 2015, vol.23, n.2, pp.198-219. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v23i2.3896.

Este artigo discute como a dimensão relacional está presente entre professores formadores dos cursos de licenciatura e seus estudantes, bem como a influência no processo de ensino e aprendizagem para a constituição da profissionalidade docente dos futuros professores. Para coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada, com 40 egressos de oito licenciaturas de uma universidade do Sul do país. Os autores que fundamentaram teoricamente a pesquisa foram os seguintes: Almeida e Biajone (2007), Roldão (2007), Placco (2002) e Imbernon (2004). Os dados indicaram que o aspecto relacional é influenciador da constituição profissional docente, mas que não se pode desvincular das questões didático-pedagógicas. Os egressos também revelaram que recorrem às práticas e modelos de ensino do professor formador para realização do seu trabalho docente.

Palabras clave : Formação Inicial; Professor formador; Dimensão Relacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )