SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Vocational education, work and knowledge productionNotes for the construction of environmental rationality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

AMORIM, Gusmão Freitas; RABELO, Maria Zilvânia Gomes  and  RODRIGUEZ, Jorge Alberto. As narrativas como recurso para o ensino de história. Rev. Reflex [online]. 2015, vol.23, n.3, pp.338-355. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.5805.

Este artigo tem por objetivo discutir o potencial das narrativas no ensino de história, destacando a narrativa histórica em sala de aula e seu diálogo com a narrativa literária. Seguimos os pressupostos de Withe (2001) sobre a relação entre a narrativa histórica e o discurso literário, e Veyne (2008), ao descrever a História como uma narrativa de eventos. Utilizam-se os princípios do método etnográfico como a observação, a descrição e a análise, seguindo uma visão ampliada da narrativa, destacando seu potencial no ensino de história. Analisa-se, a partir da tipologia apresentada por Cardoso (2001), a narrativa oral de uma aula de História sobre a Primeira Guerra Mundial, produzida por uma professora para uma turma de terceiro ano do Ensino Médio, descrevendo seu enredo, o modo como se trabalhou com as personagens, o tempo e o espaço, o posicionamento do narrador e seu foco narrativo, procurando identificar que concepções de História se revelam na narrativa e identificando como a estrutura e a função desses elementos permite a disseminação da cultura científica e a contextualização necessária à interpretação da história para fins didáticos.

Keywords : Narrativa Histórica; Narrativa Literária; Elementos da Narrativa; Ensino de História; Mediação Didática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )