SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Educação profissional, trabalho e produção de saberesApontamentos para construção da racionalidade ambiental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

AMORIM, Gusmão Freitas; RABELO, Maria Zilvânia Gomes  e  RODRIGUEZ, Jorge Alberto. As narrativas como recurso para o ensino de história. Rev. Reflex [online]. 2015, vol.23, n.3, pp.338-355. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.5805.

Este artigo tem por objetivo discutir o potencial das narrativas no ensino de história, destacando a narrativa histórica em sala de aula e seu diálogo com a narrativa literária. Seguimos os pressupostos de Withe (2001) sobre a relação entre a narrativa histórica e o discurso literário, e Veyne (2008), ao descrever a História como uma narrativa de eventos. Utilizam-se os princípios do método etnográfico como a observação, a descrição e a análise, seguindo uma visão ampliada da narrativa, destacando seu potencial no ensino de história. Analisa-se, a partir da tipologia apresentada por Cardoso (2001), a narrativa oral de uma aula de História sobre a Primeira Guerra Mundial, produzida por uma professora para uma turma de terceiro ano do Ensino Médio, descrevendo seu enredo, o modo como se trabalhou com as personagens, o tempo e o espaço, o posicionamento do narrador e seu foco narrativo, procurando identificar que concepções de História se revelam na narrativa e identificando como a estrutura e a função desses elementos permite a disseminação da cultura científica e a contextualização necessária à interpretação da história para fins didáticos.

Palavras-chave : Narrativa Histórica; Narrativa Literária; Elementos da Narrativa; Ensino de História; Mediação Didática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )