SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2“O intelectual como transgressor”: Richard Shaull e o pensamento educacional latino-americano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

BERKENBROCK-ROSITO, Margaréte May. A estética da pedagogia da esperança: contribuições à formação de professores. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.9-26. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i2.8972.

O presente estudo configura-se como um desdobramento de uma pesquisa maior: “O regime de esteticidade em Freire como teoria e prática da formação de professores, visando uma contribuição para a História da Educação”, que compreende a estética presente nas obras publicadas por Paulo Freire e autores, discípulos e críticos de Paulo Freire. Integra o estudo a obra “Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido”, de Paulo Freire (1992), que elegemos para apresentar neste texto. Estabelece como hipótese de estudo que o regime de esteticidade é o grande desafio da pedagogia de Freire, permite melhorar a intervenção do sujeito por via da estética, um caminho para a realização da justiça entre os homens. Adota-se como metodologia a análise documental, com enfoque hermenêutico, na perspectiva de Gadamer (2000). O estudo assinala uma contribuição para a elaboração de uma matriz conceptual de estética em Freire, no que se refere à formação de professores.

Palavras-chave : Paulo Freire; Estética; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )