SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue3The teaching-orienteering activity as theoretical-methodological background of researchState of knowledge as a critical perspective for research in education: "education and technologies" in question author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

VIEIRA, Camila Mugnai  and  OMOTE, Sadao. Aspectos metodológicos e éticos de uma pesquisa sobre mudança de atitudes sociais de professores e estudantes em relação à inclusão. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.299-. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9727.

Este artigo discute aspectos metodológicos e éticos de uma pesquisa que analisou os efeitos de uma capacitação de professores para administrar um programa informativo a seus alunos sobre as atitudes sociais de ambas as partes em relação à inclusão. São discutidas questões relacionadas a tipo de delineamento adotado e suas vantagens, momentos de mensuração utilizados (pré-teste, pós-teste e follow up), replicação intra-delineamento e série histórica desenvolvida para fortalecer a confiabilidade do estudo, os professores participantes como colaboradores na pesquisa com os alunos e a alternativa para atender a demanda ética. Concluiu-se que é possível, na concepção de uma pesquisa, levar rigorosamente em conta um delineamento cuidadoso que permita uma maior confiabilidade dos resultados e, ao mesmo tempo, criar estratégias para atender a demandas éticas, minimizando ou eliminando a possibilidade de situações excludentes durante o estudo.

Keywords : Metodologia de Pesquisa; Ética em Pesquisa; Delineamento quase-Experimental; Pesquisas com Crianças; Mudança de atitudes Sociais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )