SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3La actividad orientadora de enseñanza como presupuesto teórico-metodológico de investigacionesEstado del conocimiento como perspectiva crítica para las investigaciones en educación: “educación y tecnologías” en discusión índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

VIEIRA, Camila Mugnai  y  OMOTE, Sadao. Aspectos metodológicos e éticos de uma pesquisa sobre mudança de atitudes sociais de professores e estudantes em relação à inclusão. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.3, pp.299-. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9727.

Este artigo discute aspectos metodológicos e éticos de uma pesquisa que analisou os efeitos de uma capacitação de professores para administrar um programa informativo a seus alunos sobre as atitudes sociais de ambas as partes em relação à inclusão. São discutidas questões relacionadas a tipo de delineamento adotado e suas vantagens, momentos de mensuração utilizados (pré-teste, pós-teste e follow up), replicação intra-delineamento e série histórica desenvolvida para fortalecer a confiabilidade do estudo, os professores participantes como colaboradores na pesquisa com os alunos e a alternativa para atender a demanda ética. Concluiu-se que é possível, na concepção de uma pesquisa, levar rigorosamente em conta um delineamento cuidadoso que permita uma maior confiabilidade dos resultados e, ao mesmo tempo, criar estratégias para atender a demandas éticas, minimizando ou eliminando a possibilidade de situações excludentes durante o estudo.

Palabras clave : Metodologia de Pesquisa; Ética em Pesquisa; Delineamento quase-Experimental; Pesquisas com Crianças; Mudança de atitudes Sociais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )