SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2THE ART AS ART OF EXISTENCE: EXPERIENCES OF SOCIALIZATION OF YOUNG PEOPLE OF ORIGIN POPULAR IN SALVADOR, BAHIATHE BATHROOM AS A POLITICAL SPACE OF GENDER author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

SOUZA, Deise Maria Xavier de Barros  and  SILVA, Marcio Antonio. O DISPOSITIVO PEDAGÓGICO DO CURRÍCULO-BRINQUEDO DE MATEMÁTICA, MARCADO PELA DIMENSÃO DE GÊNERO, NA PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES. Rev. Reflex [online]. 2018, vol.26, n.2, pp.149-164.  Epub Sep 16, 2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11747.

Neste artigo, problematizam-se imagens dos livros didáticos de matemática dos anos iniciais utilizadas para a produção e normatização de um currículo-brinquedo e que podem indicar algum tipo de interação criança-brinquedo. Interroga-se, dentro de um referencial contemporâneo, por intermédio do pensamento de Michel Foucault e de contribuições dos Estudos Culturais, o currículo de matemática na produção de subjetividades unificadas de padrões socialmente construídos de gênero nas relações conflituosas entre saber, cultura e poder. Argumenta-se que, em meio ao movimento da cientificidade dos conhecimentos matemáticos, o currículo-brinquedo produz gestos múltiplos: uma pedagogia cultural que mascara a produção de subjetividades na infância; uma prática de diferenciação localizada nas representações de gêneros, como objeto para fixar identidades e regular a conduta de uns em relação a outros; e uma estratégia neoliberal para regular um dispositivo pedagógico no currículo.

Keywords : Currículo; Sujeito; Subjetividade; Gênero; Dispositivo Pedagógico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )