SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1REPRESENTATION OF TEACHERS IN SOCIAL NETWORKS: SPEECHES ABOUT TEACHING AND TEACHING IDENTITYTHE STUDENT'S VOICE ABOUT PREPARING FOR THE PROVA BRASIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

WEISS, Douglas Rodrigo Bonfante  and  LOURO, Ana Lúcia. IDENTIDADES DE PROFESSORES MÚSICA: NARRATIVAS DE ACORDEONISTAS. Rev. Reflex [online]. 2019, vol.27, n.1, pp.85-101.  Epub Sep 24, 2019. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.11340.

Neste artigo, foram analisadas as características identitárias na formação de cinco professores de acordeom de cinco distintas cidades do Rio Grande do Sul. Para isso, apoiamo-nos em teorias que abordam a formação de professores de música e na teoria da mutação identitária, apresentada por Dubar (2009). Este estudo se caracteriza como qualitativo e as narrativas foram realizadas por meio de entrevistas semi-estruturadas, fazendo uso da História Oral. Na discussão teórica, é apresentada uma interpretação das narrativas, destacando traços identitários estudados por Dubar (2009). Dentro das instituições que o autor analisa como estando em crise, destacam-se a questão de família, essa considerada mais como legado de tradição do que crise, questões de gênero, trabalho e religião. Por meio da análise da crise das identidades, pretendemos contribuir para o debate sobre Sociologia da Educação Musical, focalizando a formação de professores de instrumentos, sendo esta a principal relevância deste trabalho.

Keywords : Educação Musical; Professores de instrumento; Acordeom; Crise de identidades.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )