SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue1Evaluation of learning: the question of future teachers as protagonists of the processThe School Health Program and its relations with the national curricular common base author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

MELO, Antongnioni Pereira; VASCONCELOS, Nelson Adriano Ferreira de  and  FONSECA NETO, João César da. O papel da tecnologia na educação em tempos de pandemia: concepções sobre o legado de Paulo Freire. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.1, pp.201-216.  Epub Aug 22, 2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i1.16011.

Este artigo analisa a educação brasileira em tempos de Covid-19, o uso e o fetiche das tecnologias da informação e comunicação (TICs) à luz das categorias de opressão e exclusão, presentes na obra de Paulo Freire. A pesquisa, bibliográfica e exploratória, a partir da vida e do pensamento freireano, estudou o incremento do uso das TICs durante a crise sanitária e as contradições que emergiram a partir das relações de opressão-libertação e inclusão-exclusão que impactaram a vida escolar neste cenário. Por fim, oferecem-se reflexões a partir das inconclusões da temática, com vistas a novas incursões epistemológicas.

Keywords : Covid-19; Exclusão; Opressão; Paulo Freire; Tecnologias da Informação e Comunicação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )