SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Evaluación del aprendizaje: la pregunta de futuros profesores como protagonistas del processoEl Programa Salud en la Escuela y sus relaciones con la base nacional común curricular índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

MELO, Antongnioni Pereira; VASCONCELOS, Nelson Adriano Ferreira de  y  FONSECA NETO, João César da. O papel da tecnologia na educação em tempos de pandemia: concepções sobre o legado de Paulo Freire. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.1, pp.201-216.  Epub 22-Ago-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i1.16011.

Este artigo analisa a educação brasileira em tempos de Covid-19, o uso e o fetiche das tecnologias da informação e comunicação (TICs) à luz das categorias de opressão e exclusão, presentes na obra de Paulo Freire. A pesquisa, bibliográfica e exploratória, a partir da vida e do pensamento freireano, estudou o incremento do uso das TICs durante a crise sanitária e as contradições que emergiram a partir das relações de opressão-libertação e inclusão-exclusão que impactaram a vida escolar neste cenário. Por fim, oferecem-se reflexões a partir das inconclusões da temática, com vistas a novas incursões epistemológicas.

Palabras clave : Covid-19; Exclusão; Opressão; Paulo Freire; Tecnologias da Informação e Comunicação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )