SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Desenho Universal para a Aprendizagem aplicado à promoção da educação inclusiva: uma revisão sistemáticaPrograma São Paulo Faz Escola: notas sobre el plan de estudios y la acción docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

MIRANDA, Arlete Aparecida Bertoldo  y  FARIA, Daniella Salviana. A centralidade das infâncias e do brincar na transição da educação infantil para o ensino fundamental. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.3, pp.828-852.  Epub 15-Ago-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26n3a2019-10.

A infância tem sido objeto de estudo no Brasil, especialmente nas últimas décadas, o que levou a um avanço no âmbito do conhecimento científico e ainda na garantia de direitos das crianças. Em meio a esses estudos, o brincar e a educação nas instituições escolares têm despertado debates e reflexões sobre as políticas que regulamentam a escolarização das crianças. Este artigo que é fruto de uma pesquisa de mestrado preocupa-se em sinalizar as manifestações do lúdico e do brincar no cotidiano escolar do 2º período da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental, com centralidade na infância e nas crianças. Busca-se compreender de que forma o lúdico, o brincar e a infância são concebidos pelos professores e pelas crianças em um Colégio de Aplicação. Elencamos elementos teóricos que se articulam com o protagonismo das crianças, em diálogo com as políticas públicas para infância e práticas pedagógicas.

Palabras clave : Lúdico; Infância; Cotidiano Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )