SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Programa São Paulo Faz Escola: notas sobre el plan de estudios y la acción docenteO preconceito econômico-social na percepção de estudantes de odontologia: uma perspectiva crítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; OLIVEIRA, Eliane Silvestre  y  AGUIAR, Fabiane Angélica de. A neurociência na formação inicial de professores: uma investigação científica. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.3, pp.871-895.  Epub 15-Ago-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26n3a2019-12.

Este artigo objetivou verificar se os cursos de Pedagogia no Brasil têm preparado os professores para o uso da neurociência nas suas práticas escolares. Assim, foi repetida a pesquisa Neurociência na formação de professores: um estudo da realidade brasileira, desenvolvida por Grossi et al. em 2013, para identificar o que mudou, passados seis anos. A metodologia empregada foi a análise de conteúdo com abordagem qualitativa. Os resultados encontrados mostram que no Brasil ainda é pequena a influência da neurociência na sala de aula, pois dos 1.317 cursos de Pedagogia e do Programa especial de formação pedagógica de docentes pesquisados, apenas 7,97% possuem disciplinas de neurociência e correlatas. Então, a realidade percebida há seis anos é a mesma e, continua a necessidade de mudança nas matrizes curriculares destes cursos, incluindo disciplinas que preparem os professores para aplicarem os conhecimentos da neurociência em suas salas de aula, norteando suas condutas pedagógicas.

Palabras clave : Neurociências; Curso de Pedagogia; Formação de professores; Processo ensino e aprendizagem; Matrizes curriculares.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )