SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Programa São Paulo Faz Escola: apontamentos sobre o currículo e a ação docenteO preconceito econômico-social na percepção de estudantes de odontologia: uma perspectiva crítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; OLIVEIRA, Eliane Silvestre  e  AGUIAR, Fabiane Angélica de. A neurociência na formação inicial de professores: uma investigação científica. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.3, pp.871-895.  Epub 15-Ago-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26n3a2019-12.

Este artigo objetivou verificar se os cursos de Pedagogia no Brasil têm preparado os professores para o uso da neurociência nas suas práticas escolares. Assim, foi repetida a pesquisa Neurociência na formação de professores: um estudo da realidade brasileira, desenvolvida por Grossi et al. em 2013, para identificar o que mudou, passados seis anos. A metodologia empregada foi a análise de conteúdo com abordagem qualitativa. Os resultados encontrados mostram que no Brasil ainda é pequena a influência da neurociência na sala de aula, pois dos 1.317 cursos de Pedagogia e do Programa especial de formação pedagógica de docentes pesquisados, apenas 7,97% possuem disciplinas de neurociência e correlatas. Então, a realidade percebida há seis anos é a mesma e, continua a necessidade de mudança nas matrizes curriculares destes cursos, incluindo disciplinas que preparem os professores para aplicarem os conhecimentos da neurociência em suas salas de aula, norteando suas condutas pedagógicas.

Palavras-chave : Neurociências; Curso de Pedagogia; Formação de professores; Processo ensino e aprendizagem; Matrizes curriculares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )