SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número especialConhecer trajetórias de estudantes negros(as) do ensino médio para transformar histórias de vidaAs interações docentes na partilha de saberes ‘tardifianos’ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

FELICIO, Cinthia Maria  e  GONCALVES, Jullyana Pimenta Borges. Concepções da equipe escolar sobre as necessidades formativas e laborais dos alunos da inclusão. Ensino em Re-Vista [online]. 2019, vol.26, n.spe, pp.1124-1147.  Epub 10-Out-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v26nea2019-8.

Este estudo, realizado em uma escola pública estadual em Caldas Novas-GO, objetiva descrever a formação, práticas educativas e visão da equipe responsável sobre futura inserção de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) no mundo do trabalho. Realizou-se um estudo de caso, de abordagem qualitativa, com uso de entrevista e questionário semiestruturado, aplicados aos coordenadores pedagógicos, professores de apoio (PA) à inclusão e professores regentes (PR) que atuam no Ensino Médio. Os resultados indicam a necessidade de formação docente continuada, voltada à educação inclusiva; melhoria quanto a realização de adequações para favorecer ao aluno com NEE; articulação entre PR e PA para colaboração visando ao desenvolvimento do aluno. Ademais, os responsáveis pela inclusão necessitam ser melhor sensibilizados quanto a relevância da mediação da aprendizagem, essenciais para que o aluno com NEE consiga futura inserção no mundo do trabalho, questão a ser repensada e melhor articulada pelos profissionais responsáveis pela inclusão.

Palavras-chave : Formação Docente; Educação Inclusiva; Capacidade Laboral; Necessidades Educacionais Especiais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )