SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Expectativas e medos de professores em formação: o papel do estágio supervisionado de ensinoContribuições da formação doutoral para a construção da identidade docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

MIRANDA, Camila Lima; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza  e  REZENDE, Daisy de Brito. Representações sociais sobre a escola e seu impacto na constituição identitária de licenciandos em Química. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.1, pp.138-157.  Epub 27-Mar-2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n1a2020-6.

O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou, por meio do diálogo entre duas teorias: a das representações sociais e da identidade profissional de Claude Dubar, investigar as representações sociais (RS) sobre escola e sua influência na constituição da identidade profissional de licenciandos em Química egressos do sistema público de ensino. A partir da análise das entrevistas foi possível depreender que o compartilhar de RS acerca de um objeto não implica, necessariamente, em modos singulares de atuação. Os jovens, embora compartilhem uma RS do professor atuante nesse sistema de ensino como um profissional com uma formação deficiente, a qual conduz a uma atuação em sala de aula de baixa qualidade, agem de modo antagônico. Atuar como professor na rede pública de ensino pode implicar, para uns, assumir essa atribuição de baixa qualidade, enquanto, para outros, vincula-se à possibilidade de atuar de modo oposto àquele retratado nesta RS.

Palavras-chave : Escola; Representação Social; Identidade Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )