SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Representações sociais sobre a escola e seu impacto na constituição identitária de licenciandos em QuímicaO perfil e a formação docente no curso de licenciatura em Geografia em uma universidade pública do Paraná índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

FREITAS, Nadia Magalhaes da Silva  y  ABREU, Josyane Barros. Contribuições da formação doutoral para a construção da identidade docente. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.1, pp.158-177.  Epub 27-Mar-2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n1a2020-7.

Objetivamos apreender as contribuições da formação doutoral para a construção da identidade docente. Na pesquisa, de natureza qualitativa, realizamos entrevista estruturada, modalidade projetiva, junto a docentes, egressos de um programa de doutorado, lançando dois questionamentos, a saber: como você identifica o/a professor(a) que é/tem sido? Que contribuições a experiência doutoral forneceu para essa identificação? Os dados constituídos foram analisados mediante Análise Textual Discursiva. Os docentes manifestaram dificuldades para auto identificar-se, configurando um movimento que intitulamos de problematização de si. Dentre as contribuições do doutorado, para a tecitura da identidade profissional docente, destacamos as seguintes: reconhecer-se insuficiente, constituição de um professor que reflete na/e sobre a prática docente, postura de um professor investigativo etc. Entendemos que a vivencia doutoral representa campo fértil para o desenvolvimento profissional docente, na medida em que protagoniza uma destruição criadora de sua identidade, podendo superar antigas formas de professorar para, então, substituí-las por outras mais inovadoras.

Palabras clave : Formação Doutoral; Identidade Docente; Problematização de si.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )