SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Metodologia ativa em aulas práticas de anatomia humana: A conjunta elaboração de roteirosTrajetória da Educação: da Cultura Clássica às Reflexões sobre a Contemporaneidade Escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

OLIVEIRA, Roberto Dalmo Varallo Lima de  e  SALGADO, Stephanie Di Chiara. A Educação em Direitos Humanos no Ensino de Ciências em interface com a teoria do Giro Decolonial: uma análise. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.2, pp.698-726.  Epub 17-Ago-2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n2a2020-14.

Este artigo busca estabelecer uma reflexão baseada na pergunta: O que há de decolonial nas propostas que relacionam Educação em Ciências e Direitos Humanos? Com base num estudo teórico, primeiro buscou-se apresentar o grupo Modernidade/ Colonialidade/ Decolonialidade (MCD). Em seguida, as propostas elaboradas por Oliveira e Queiroz (2013, 2015, 2017) acerca da Educação em Ciências na perspectiva da Educação em Direitos Humanos foram analisadas, apontando em quais sentidos elas convergiam ou divergiam das formulações teóricas decoloniais. A partir das análises tecidas, concluímos que há possíveis aproximações e diálogos entre estes campos, uma vez que as obras de Oliveira e Queiroz se posicionam politicamente ao lado daqueles que foram subalternizados e historicamente marginalizados, fomentando a construção de uma educação contra-hegêmonica e combativa. Em termos de afastamentos, os autores não confrontam diretamente o modelo de educação escolar, e esta seria uma das fronteiras a serem rompidas para uma prática decolonial.

Palavras-chave : Educação em Direitos Humanos; Decolonialidade; Ensino de Ciências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )