SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2A Educação em Direitos Humanos no Ensino de Ciências em interface com a teoria do Giro Decolonial: uma análiseEncaminhamento de estudantes com deficiência aos serviços de Educação Especial em Manaus: quais os critérios? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

DIEZ, Carmen Lucia Fornari; SANTOS, Vanice dos  e  CERON, Isabel Nercolini. Trajetória da Educação: da Cultura Clássica às Reflexões sobre a Contemporaneidade Escolar. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.2, pp.727-745.  Epub 17-Ago-2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n2a2020-15.

Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a escola, partindo da Grécia clássica, olhando outros tempos históricos e suas influências na contemporaneidade com base em autores como Ariès (1981), Carvalho (2014), Châtelet (1994), Comenius (2006), Donzelot (1980), Dussel (2017), entre outros. Embasado no pensamento e filosofia de Michel Foucault (2012; 2016), podemos refletir e buscar meios de escapar do determinismo histórico, suscitando o questionamento às autoridades, às referências sociais e às organizações que estão estabelecidas de modo a denunciar as imposições e as formas de exclusão, com vistas à possibilidade de cogitar transformar a escola contemporânea em espaço dinâmico. A instituição escolar precisa pensar e repensar estratégias visando modificações nas relações de forças, numa arte de desgovernar, desinstitucionalizando-se em um movimento de contra poder, considerando os sujeitos que nela estão inseridos.

Palavras-chave : Educação; História da Educação; Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )