SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3The curricular documents that guide the teaching of mathematics in the first year of elementary school in Brazil and in Chile: a preliminary analysisCurricular Movements and Curricular References that Integrate the Development of Mathematics Teaching in Rio Grande do Sul author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

COUTO, Maria Elizabete de Souza  and  MADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas. Currículo e Educação Matemática: o que pensam um grupo de estudantes de pós-graduação. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.3, pp.857-880.  Epub Dec 11, 2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n3a2020-4.

Este artigo objetiva compreender como estudantes de pós-graduação em Educação Matemática percebem o currículo, no contexto do próprio currículo e nas suas relações com a Educação Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com a participação de 26 alunos de mestrado em Educação Matemática de uma universidade pública do sul da Bahia. Na disciplina de Matemática, Currículo e Diversidade Cultural, os estudantes escreveram sobre o que pensavam acerca do currículo e do currículo de Matemática. Como método de análise dos dados, foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados indicam que os alunos percebem o currículo de três formas diferentes: como documento/parâmetros; como lista de conteúdos; e como saberes e desenvolvimento de competências e habilidades. No que se refere ao currículo de Matemática, expressam a ideia de uma área abstrata, com pouca ou nenhuma relação com a realidade, sugerindo uma teoria tradicional na qual pouco prioriza a diversidade e/ou a interdisciplinaridade.

Keywords : Educação Matemática; Currículo; Currículo de Matemática; Percepção de estudantes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )