SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Los documentos curriculares que guían la enseñanza de las matemáticas en el primer año de la educación primaria en Brasil y Chile: un análisis preliminarMovimientos y Referencias Curriculares que Integran el Desarrollo de la Enseñanza de las Matemáticas en Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

COUTO, Maria Elizabete de Souza  y  MADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas. Currículo e Educação Matemática: o que pensam um grupo de estudantes de pós-graduação. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.3, pp.857-880.  Epub 11-Dic-2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n3a2020-4.

Este artigo objetiva compreender como estudantes de pós-graduação em Educação Matemática percebem o currículo, no contexto do próprio currículo e nas suas relações com a Educação Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com a participação de 26 alunos de mestrado em Educação Matemática de uma universidade pública do sul da Bahia. Na disciplina de Matemática, Currículo e Diversidade Cultural, os estudantes escreveram sobre o que pensavam acerca do currículo e do currículo de Matemática. Como método de análise dos dados, foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados indicam que os alunos percebem o currículo de três formas diferentes: como documento/parâmetros; como lista de conteúdos; e como saberes e desenvolvimento de competências e habilidades. No que se refere ao currículo de Matemática, expressam a ideia de uma área abstrata, com pouca ou nenhuma relação com a realidade, sugerindo uma teoria tradicional na qual pouco prioriza a diversidade e/ou a interdisciplinaridade.

Palabras clave : Educação Matemática; Currículo; Currículo de Matemática; Percepção de estudantes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )