SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Gênero na matemática escolar: um ato de resistência políticaDiálogos sobre o currículo da formação inicial de professores de matemática: narrativas discentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

CERQUERIA, Dermeval Santos  e  SILVA, Marcelo Navarro da. Sistemas educacionais do Brasil, Chile e México: análise dos currículos prescristos de Matemática. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.3, pp.1005-1028.  Epub 11-Dez-2020. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27n3a2020-10.

Este artigo insere-se no contexto dos estudos comparativos sobre organização e desenvolvimento curricular, na área de Educação Matemática, no Brasil, Chile e México. A intenção é evidenciar os impactos dos resultados de pesquisa em Educação Matemática nos documentos oficiais desses países, elaborados a partir dos anos 90 do século XX e apresentar semelhanças e diferenças dos Currículos Prescritos de Matemática. Utilizou-se como percurso da comparação curricular a Educação Comparada de documentos que prescrevem os sistemas educacionais e os Currículos de Matemática da educação básica. Na análise comparativa aponta-se uma diferenciação na estruturação curricular, ênfase da álgebra no currículo chileno e mexicano e semelhança como o uso da resolução de problema no processo de ensino e aprendizagem nos três países.

Palavras-chave : Brasil; Chile; Currículos de Matemática; Educação Comparada; México.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )