SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número especialManifestações de futuros professores que ensinam matemática em ações que envolvem grandezas e medidasO Enem nas pesquisas acadêmicas: saberes e práticas docentes em foco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

COELHO, Iandra Maria Weirich da Silva  e  SOARES, Franciane de Araújo. Interação oral em língua espanhola: uma proposta de imersão comunicativa e tecnológica para estudantes de cursos livres. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.spe, pp.1332-1356.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27nea2020-7.

Este artigo apresenta uma proposta para avaliar a interação oral, no contexto de ensino-aprendizagem de Língua Espanhola (LE). Dada à dificuldade de professores em avaliar essa habilidade comunicativa, especialmente na modalidade de Cursos Livres, oferecidos em instituições de ensino brasileiras, foi desenvolvida uma proposta estruturada em três fases: compilação de uma Matriz de descritores para avaliar a interação oral em LE; elaboração de uma atividade didática, com ênfase na imersão comunicativa e tecnológica e construção de uma rubrica para autoavaliação. Os procedimentos metodológicos compreendem uma revisão bibliográfica e análise por meio de um Estudo de Caso, realizado com estudantes de espanhol, de nível intermediário, com o objetivo de identificar as principais contribuições e limitações encontradas. Os resultados indicam que a proposta contribuiu para fomentar a autoavaliação do próprio aprendizado e possibilitar a identificação dos níveis de desempenho, evidenciando a fluência e a pronúncia como os critérios de maior dificuldade para os estudantes.

Palavras-chave : Tecnologia educacional; Ensino-aprendizagem; Avaliação; Competência comunicativa; Cursos de línguas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )