SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 special issueUnderstanding Basic Education Teacher’s Validation Criteria for Combinatory ProblemsMetacognitive strategy to rethink the representational levels involved in a chemical transformation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

LEPRE, Rita Melissa  and  FERREIRA, Patrícia Elisabeth. A honestidade como valor moral: uma construção possível e necessária na escola. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.spe, pp.1565-1589.  Epub June 29, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27nea2020-17.

Impelidos pelos problemas de corrupção e desonestidade vivenciados em nosso país, a intenção deste trabalho é discutir as razões que levam o ser humano a tal comportamento e as possíveis formas de amenizar essa conduta. Elegemos o valor honestidade para ser objeto de pesquisa e descrevemos quais as contribuições deste valor moral na construção da autonomia e na formação do caráter Infantil. Realizamos uma análise pautada na perspectiva psicogenética abordando os principais aspectos do desenvolvimento moral, segundo Piaget (1932/1994), e outros teóricos que investigaram como a honestidade pode ser ensinada racionalmente e construída de maneira cooperativa e democrática. A pesquisa intervenção de abordagem qualitativa foi aplicada nos anos iniciais, contendo três fases: (1) Pré-teste, (2) Programa de Intervenção e (3) Pós-teste. Os resultados permitiram observar que, após o programa de intervenção, as crianças reprovaram a desonestidade e associaram suas concepções a vários aspectos imorais já conhecidos, como: roubo, trapaça e mentira.

Keywords : Escola; Honestidade; Moralidade; Valor moral.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )