SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número especialEntendendo criterios de validación para los problemas de Combinatoria utilizados por los profesores de Educación BásicaEstrategia metacognitiva para repensar los niveles de representación involucrados en una transformación química. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

LEPRE, Rita Melissa  y  FERREIRA, Patrícia Elisabeth. A honestidade como valor moral: uma construção possível e necessária na escola. Ensino em Re-Vista [online]. 2020, vol.27, n.spe, pp.1565-1589.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v27nea2020-17.

Impelidos pelos problemas de corrupção e desonestidade vivenciados em nosso país, a intenção deste trabalho é discutir as razões que levam o ser humano a tal comportamento e as possíveis formas de amenizar essa conduta. Elegemos o valor honestidade para ser objeto de pesquisa e descrevemos quais as contribuições deste valor moral na construção da autonomia e na formação do caráter Infantil. Realizamos uma análise pautada na perspectiva psicogenética abordando os principais aspectos do desenvolvimento moral, segundo Piaget (1932/1994), e outros teóricos que investigaram como a honestidade pode ser ensinada racionalmente e construída de maneira cooperativa e democrática. A pesquisa intervenção de abordagem qualitativa foi aplicada nos anos iniciais, contendo três fases: (1) Pré-teste, (2) Programa de Intervenção e (3) Pós-teste. Os resultados permitiram observar que, após o programa de intervenção, as crianças reprovaram a desonestidade e associaram suas concepções a vários aspectos imorais já conhecidos, como: roubo, trapaça e mentira.

Palabras clave : Escola; Honestidade; Moralidade; Valor moral.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )