SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28O livro Didáctica Matemática Eurística de Pedro Puig AdamCalcular com os Cadernos de exercícios Rubio. Características e evolução desde 1959. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

ALBUQUERQUE, Marlos Gomes de  e  FREITAS, José Luiz Magalhães de. Uma história da Formação de Professores de Matemática na Universidade Federal de Rondônia - UNIR, em Ji-Paraná (1988-2012). Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e020.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-20.

Este artigo resulta de uma pesquisa de doutorado que teve como objetivo fazer uma construção histórica da trajetória do curso de Licenciatura Curta em Ciências com Habilitação em Matemática, desde sua criação, processo de consolidação até o atual curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em Ji-Paraná. Ancorado metodologicamente na História da Educação Matemática, buscou-se vestígios para a construção das fontes por meio de: entrevistas com algumas testemunhas oculares, documentos oficiais e imagens fotográficas, dentre outras. Para a análise, foram utilizados recursos da pesquisa documental. Os resultados evidenciam que o curso se constituiu com um corpo docente vindo das diferentes regiões brasileiras, e saiu de uma formação polivalente em Ciências para uma formação mais conteudista em Matemática; porém, com a criação da Semana de Matemática (SEMAT) e a formação em nível de Pós-Graduação stricto sensu dos professores formadores, caminhou para uma forte tendência em Educação Matemática.

Palavras-chave : História da Educação Matemática; Ensino Superior em Rondônia; História da Licenciatura.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )