SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Secuencia didáctica de géneros orales formales em los últimos años de la escuela primaria: la exposición oral em focoEducación ambiental crítica: revisando los presupuestos de Paulo Freire y Enrique Dussel índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

TAMANINI, Paulo Augusto  y  MORAIS, Ana Meyre de. Dados de uma atividade pedagógica para a leitura de imagens de violência, no Ensino de História. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e039.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-39.

O artigo apresenta uma atividade pedagógica para a leitura de imagens de cunho violento presentes em livros de História. Para tanto, se serve de uma imagem colhida no livro História Sociedade & Cidadania, La Paraguaya, do artista uruguaio Juan Manuel Blanes, datada do ano de 1880. O aporte teórico acerca da leitura de imagens serve-se de Burke (2004), Santaella (2012) e Bittencourt (2009); sobre o uso da imagem como ferramenta pedagógica em sala de aula, referencia-se em Fonseca (2003), Monteiro e Penna (2011), Alvarenga e Araújo (2006). A atividade didática mostrou que as imagens prendem a atenção do alunado para o fato de a violência existir e estar presente, por vezes, de modo, subliminar, inclusive nos livros didáticos.

Palabras clave : Atividade pedagógica; Leitura de imagens; Ensino de História; Violência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )