SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Sequência didática de gêneros orais formais nos anos finais do ensino fundamental: a exposição oral em focoEducação ambiental crítica: revisitando os pressupostos de Paulo Freire e Enrique Dussel índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

TAMANINI, Paulo Augusto  e  MORAIS, Ana Meyre de. Dados de uma atividade pedagógica para a leitura de imagens de violência, no Ensino de História. Ensino em Re-Vista [online]. 2021, vol.28, e039.  Epub 29-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v28a2021-39.

O artigo apresenta uma atividade pedagógica para a leitura de imagens de cunho violento presentes em livros de História. Para tanto, se serve de uma imagem colhida no livro História Sociedade & Cidadania, La Paraguaya, do artista uruguaio Juan Manuel Blanes, datada do ano de 1880. O aporte teórico acerca da leitura de imagens serve-se de Burke (2004), Santaella (2012) e Bittencourt (2009); sobre o uso da imagem como ferramenta pedagógica em sala de aula, referencia-se em Fonseca (2003), Monteiro e Penna (2011), Alvarenga e Araújo (2006). A atividade didática mostrou que as imagens prendem a atenção do alunado para o fato de a violência existir e estar presente, por vezes, de modo, subliminar, inclusive nos livros didáticos.

Palavras-chave : Atividade pedagógica; Leitura de imagens; Ensino de História; Violência.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )