SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Investigación de colaboración crítica: enseñanza de la lengua portuguesa con sordos a sordosFormación continua desde la perspectiva de colaboración profesional entre profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

SANTOS, Ernani Martins dos; ALMEIDA, Luana Cerqueira de  y  OLIVEIRA, Rayssa Melo de. A formação colaborativa de professores que ensinam matemática: uma experiência no contexto de atividades remotas. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e008.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-8.

Pesquisas que envolvem colaboração ou análise de grupos colaborativos têm ganhado cada vez mais espaço na área da Educação. Este artigo tem por objetivo analisar práticas colaborativas desenvolvidas num processo formativo online, com 28 professores que ensinam matemática na Educação Básica e que participam de um projeto em rede. A formação foi desenvolvida a partir da metodologia da Espiral RePARe (Reflexão-Planejamento-Ação-Reflexão). Tendo como base uma abordagem qualitativa, os dados foram coletados a partir das narrativas dos participantes do processo formativo, em encontros síncronos, em uma plataforma digital, por meio de observações diretas e das gravações de áudio e vídeo dos encontros. Os resultados apontam para a constituição de um grupo colaborativo com práticas pautadas na construção de ambientes de discussão, autonomia e respeito mútuo, que permeiam debates sobre a teoria e a prática no ensino de matemática, a partir de um modelo de formação de professores.

Palabras clave : Formação de professores; Desenvolvimento profissional; Compartilhamento de experiências.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )