SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Pesquisa Crítica de Colaboração: o ensino de Língua Portuguesa pensado com os surdos para os surdosA formação continuada na perspectiva da colaboração profissional entre professores: uma revisão bibliográfica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

SANTOS, Ernani Martins dos; ALMEIDA, Luana Cerqueira de  e  OLIVEIRA, Rayssa Melo de. A formação colaborativa de professores que ensinam matemática: uma experiência no contexto de atividades remotas. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e008.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-8.

Pesquisas que envolvem colaboração ou análise de grupos colaborativos têm ganhado cada vez mais espaço na área da Educação. Este artigo tem por objetivo analisar práticas colaborativas desenvolvidas num processo formativo online, com 28 professores que ensinam matemática na Educação Básica e que participam de um projeto em rede. A formação foi desenvolvida a partir da metodologia da Espiral RePARe (Reflexão-Planejamento-Ação-Reflexão). Tendo como base uma abordagem qualitativa, os dados foram coletados a partir das narrativas dos participantes do processo formativo, em encontros síncronos, em uma plataforma digital, por meio de observações diretas e das gravações de áudio e vídeo dos encontros. Os resultados apontam para a constituição de um grupo colaborativo com práticas pautadas na construção de ambientes de discussão, autonomia e respeito mútuo, que permeiam debates sobre a teoria e a prática no ensino de matemática, a partir de um modelo de formação de professores.

Palavras-chave : Formação de professores; Desenvolvimento profissional; Compartilhamento de experiências.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )