SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Aportaciones desde el Geoforo a una ciudadanía críticaLas Tecnologías digitales de la Información y la Comunicación (TIC) en la enseñanza de la Geografía en la Educación Básica, además de visiones instrumentales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

PEREIRA, Carolina Machado Rocha Busch; COSTA, Helder Gomes  y  SERPA, Ana Andreza Araújo. Educação geográfica e ensino remoto: a relação dos jovens escolares com a escola na atualidade. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e028.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-28.

Impulsionados por conhecer como os estudantes estão lidando e enfrentando as questões escolares no contexto da pandemia, este artigo apresenta reflexão acerca da educação geográfica em ensino remoto e a relação dos jovens escolares com a escola na atualidade. Os dados coletados em 2021 e analisados neste artigo contemplam 301 estudantes do 6º ao 9º ano e da 1ª a 3ª série do ensino médio de 7 escolas nos municípios tocantinenses de Almas, Gurupi, Porto Nacional e Palmas. A pesquisa revelou que 71% dos estudantes consideraram proveitosas as atividades realizadas durante a pandemia, mas apenas 20% consideram que o ensino remoto foi importante para o aprendizado. A pesquisa refutou a hipótese de que os estudantes não queriam retornar ao ambiente escolar, posto que 81% dos estudantes desejam retornar às atividades escolares de forma presencial.

Palabras clave : Educação geográfica; Ensino Remoto; Jovens escolares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )