SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Contribuições do Geoforo para a formação da cidadania críticaAs Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no ensino de Geografia: para além de visões instrumentais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensino em Re-Vista

versão On-line ISSN 1983-1730

Resumo

PEREIRA, Carolina Machado Rocha Busch; COSTA, Helder Gomes  e  SERPA, Ana Andreza Araújo. Educação geográfica e ensino remoto: a relação dos jovens escolares com a escola na atualidade. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e028.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-28.

Impulsionados por conhecer como os estudantes estão lidando e enfrentando as questões escolares no contexto da pandemia, este artigo apresenta reflexão acerca da educação geográfica em ensino remoto e a relação dos jovens escolares com a escola na atualidade. Os dados coletados em 2021 e analisados neste artigo contemplam 301 estudantes do 6º ao 9º ano e da 1ª a 3ª série do ensino médio de 7 escolas nos municípios tocantinenses de Almas, Gurupi, Porto Nacional e Palmas. A pesquisa revelou que 71% dos estudantes consideraram proveitosas as atividades realizadas durante a pandemia, mas apenas 20% consideram que o ensino remoto foi importante para o aprendizado. A pesquisa refutou a hipótese de que os estudantes não queriam retornar ao ambiente escolar, posto que 81% dos estudantes desejam retornar às atividades escolares de forma presencial.

Palavras-chave : Educação geográfica; Ensino Remoto; Jovens escolares.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )