SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Children's Literature: Using Storyboard That embroidering activities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

PEIXOTO, Rafael; CINTRA, Vanessa de Paula  and  PAULIN, Juliana França Viol. Programa de Educação Tutorial e OBMEP na escola: influências na formação inicial de futuros professores de matemática. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e035.  Epub June 08, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-35.

Neste artigo analisamos aspectos relevantes sobre a formação inicial de alunos do curso de Matemática de uma Universidade Pública que participaram do Programa de Educação Tutorial (PET), no projeto de extensão intitulado “PET Matemática na OBMEP na escola”, que envolve ações desenvolvidas pelos participantes junto à Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e os dados foram coletados por meio de questionários respondidos pelos participantes do projeto e analisados segundo a Análise de Conteúdo. Com a análise dos dados, pudemos identificar que as vivências dos futuros professores de Matemática na escola, possibilitadas pelo projeto conjunto entre o PET e a OBMEP, podem ser caracterizadas como uma oportunidade de construção do conhecimento matemático para o ensino e do conhecimento da prática, gerada pelo terceiro espaço de formação.

Keywords : Formação Inicial de Professores de Matemática; Terceiro Espaço de Formação; Conhecimento da Prática; Conhecimento Matemático para o Ensino; Programa de Educação Tutorial.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )