SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Literatura Infantil: el uso de Storyboard That actividades de bordado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

PEIXOTO, Rafael; CINTRA, Vanessa de Paula  y  PAULIN, Juliana França Viol. Programa de Educação Tutorial e OBMEP na escola: influências na formação inicial de futuros professores de matemática. Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e035.  Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-35.

Neste artigo analisamos aspectos relevantes sobre a formação inicial de alunos do curso de Matemática de uma Universidade Pública que participaram do Programa de Educação Tutorial (PET), no projeto de extensão intitulado “PET Matemática na OBMEP na escola”, que envolve ações desenvolvidas pelos participantes junto à Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e os dados foram coletados por meio de questionários respondidos pelos participantes do projeto e analisados segundo a Análise de Conteúdo. Com a análise dos dados, pudemos identificar que as vivências dos futuros professores de Matemática na escola, possibilitadas pelo projeto conjunto entre o PET e a OBMEP, podem ser caracterizadas como uma oportunidade de construção do conhecimento matemático para o ensino e do conhecimento da prática, gerada pelo terceiro espaço de formação.

Palabras clave : Formação Inicial de Professores de Matemática; Terceiro Espaço de Formação; Conhecimento da Prática; Conhecimento Matemático para o Ensino; Programa de Educação Tutorial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )