SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Acciones coordinadas en experiencias de enseñanza y aprendizaje online índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

BATISTA, Ruhama Ariella Sabião  y  BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Avaliação das aprendizagens em História: uma proposta para Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Ensino em Re-Vista [online]. 2023, vol.30, e001.  Epub 01-Ago-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v30a2023-1.

Neste artigo apresenta-se uma proposta de avaliação das aprendizagens na disciplina de História, para o Ensino Fundamental Anos Finais, associada à metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) (BENDER, 2014). A pesquisa qualitativa, de abordagem bibliográfica, teve como pressupostos teóricos os escritos de Fernandes (2009), Depresbiteris e Tavares (2009), Black (2009), Roldão e Ferro (2015), Brandalise (2020), dentre outros, que contribuíram para a fundamentação da Avaliação da/para a aprendizagem, ou seja, a avaliação somativa e formativa. Na disciplina de História, considerou-se que a ABP pode potencializar a avaliação das aprendizagens como um processo participativo e dialógico, no qual professores e alunos podem vivenciar a integração ensino-avaliação-aprendizagem.

Palabras clave : Avaliação das Aprendizagens; Avaliação da/para as aprendizagens; Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP); Ensino de Hysteria.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )