SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Social practices and the meaning of the concept of measuresPedagogical coordination and teachers in the early years of elementary school: challenges and possibilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensino em Re-Vista

On-line version ISSN 1983-1730

Abstract

MUNIZ, Rita de Cássia Gonçalves  and  GUIMARAES, Gilda Lisbôa. Explicação oral para o ensino de construção de gráficos. Ensino em Re-Vista [online]. 2023, vol.30, e009.  Epub Aug 01, 2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v30a2023-9.

Este artigo tem como objetivo analisar a explicação oral de professoras do 1º ano do Ensino Fundamental em aulas de construção de gráfico, considerando o domínio conceitual, concepção didática, linguagem oral e gestual das professoras, representações visuais e o contexto da aula (presencial e remota). Observamos que, independente do ambiente (remoto ou presencial), as professoras apresentaram propostas didáticas não desafiadoras e lacunas de domínio conceitual, observadas na linguagem oral e gestual utilizada. O estudo da enunciação da explicação oral contribuiu de maneira fundamental para compreendermos os processos de ensino dos professores, tanto remoto quanto presencial. Acreditamos que, para além de ser uma maneira de investigar o ensino, é importante que nós professores reflitamos sobre o que e como falamos na busca da aprendizagem de nossos alunos.

Keywords : Explicação Oral; Construção de gráfico; Educação Estatística; Anos iniciais.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )