SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Prácticas sociales y significación del concepto de medidasCoordinación pedagógica y docentes en los primeros años de la educación primaria: desafíos y posibilidades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

MUNIZ, Rita de Cássia Gonçalves  y  GUIMARAES, Gilda Lisbôa. Explicação oral para o ensino de construção de gráficos. Ensino em Re-Vista [online]. 2023, vol.30, e009.  Epub 01-Ago-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v30a2023-9.

Este artigo tem como objetivo analisar a explicação oral de professoras do 1º ano do Ensino Fundamental em aulas de construção de gráfico, considerando o domínio conceitual, concepção didática, linguagem oral e gestual das professoras, representações visuais e o contexto da aula (presencial e remota). Observamos que, independente do ambiente (remoto ou presencial), as professoras apresentaram propostas didáticas não desafiadoras e lacunas de domínio conceitual, observadas na linguagem oral e gestual utilizada. O estudo da enunciação da explicação oral contribuiu de maneira fundamental para compreendermos os processos de ensino dos professores, tanto remoto quanto presencial. Acreditamos que, para além de ser uma maneira de investigar o ensino, é importante que nós professores reflitamos sobre o que e como falamos na busca da aprendizagem de nossos alunos.

Palabras clave : Explicação Oral; Construção de gráfico; Educação Estatística; Anos iniciais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )