SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Armandinho, Camilo, Etiene, Fê y Theo contra certezas: hacia la Teoría del Currículo ItineranteExiste fórmula mágica para el aprender? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensino em Re-Vista

versión On-line ISSN 1983-1730

Resumen

VIRIATO, Evelyn  y  ANDRADE, Maria de Fátima Ramos de. Práticas de educadores de língua portuguesa para refugiados. Ensino em Re-Vista [online]. 2023, vol.30, e012.  Epub 10-Ago-2023. ISSN 1983-1730.  https://doi.org/10.14393/er-v30a2023-12.

O objetivo do presente texto foi investigar a base de conhecimentos do educador voluntário no ensino de língua portuguesa no processo de acolhimento dos refugiados/imigrantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo-analítico. O processo de análise culminou na criação de três eixos de análise: a) a escolha profissional, o papel do educador voluntário e as concepções de acolhimento; b) a base de conhecimento, aprendizagem da docência e a desconstrução das crenças e c) a proposta institucional de formação de educadores de língua portuguesa para refugiados/imigrantes. Concluímos que, apesar da carência de formação adequada, há grande motivação por parte dos educadores em oferecer aulas de qualidade. Há um alinhamento entre os voluntários e a missão e visão da organização. A instituição demonstra preocupação na formação de seus colaboradores, e suas ações diante da equipe são realizadas por uma necessidade prática que surge a partir das demandas rotineiras das aulas.

Palabras clave : Refugiados; Imigrantes; Língua de acolhimento; Formação de Professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )