SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Teaching voices: analysis of the reflections of science teachers about their professional experienceThe occurrence of ‘private speech’ among adults: an analytical strategy for studying the intra-psychological functions in science education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

FARIA, Rafaella Librelon de; JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho  and  OLIVEIRA, Renata Carmo. Possibilidades de ensino de botânica em um espaço não-formal de educação na percepção de professoras de ciência. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.1, pp.87-103. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-2117201113187.

O interesse por atividades e locais diferenciados para o ensino tem aumentado a procura por Museus de Ciências. A diversidade de informações encontradas nos espaços não-formais amplia as possibilidades de ensino e fortalece as relações com as escolas. O presente trabalho traz as concepções de professoras de Ciências sobre espaços não-formais de Educação e apresenta uma atividade chamada “Chá de Sentidos” com o tema Botânica, no Museu DICA, em Uberlândia - MG. As professoras apresentaram dificuldades em conceituar e distinguir o espaço formal do não-formal e vincularam o Museu DICA como um local complementar à escola. A atividade foi avaliada positivamente pelas professoras, mas, como uma forma de trabalhar o conteúdo curricular e não para simplesmente deflagrar o interesse pelos vegetais e ampliar as possibilidades de aprendizado de seus alunos, relacionando as experiências vivenciadas fora da escola com as da sala de aula.

Keywords : Espaço não-formal de Educação; Ensino de Botânica; Concepção de Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )