SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Vozes docentes: análise de reflexões de professores de ciências sobre sua vivência profissionalA ocorrência de ‘fala privada’ entre adultos: uma estratégia analítica para o estudo das funções intrapsicológicas no ensino de ciências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

FARIA, Rafaella Librelon de; JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho  y  OLIVEIRA, Renata Carmo. Possibilidades de ensino de botânica em um espaço não-formal de educação na percepção de professoras de ciência. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.1, pp.87-103. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-2117201113187.

O interesse por atividades e locais diferenciados para o ensino tem aumentado a procura por Museus de Ciências. A diversidade de informações encontradas nos espaços não-formais amplia as possibilidades de ensino e fortalece as relações com as escolas. O presente trabalho traz as concepções de professoras de Ciências sobre espaços não-formais de Educação e apresenta uma atividade chamada “Chá de Sentidos” com o tema Botânica, no Museu DICA, em Uberlândia - MG. As professoras apresentaram dificuldades em conceituar e distinguir o espaço formal do não-formal e vincularam o Museu DICA como um local complementar à escola. A atividade foi avaliada positivamente pelas professoras, mas, como uma forma de trabalhar o conteúdo curricular e não para simplesmente deflagrar o interesse pelos vegetais e ampliar as possibilidades de aprendizado de seus alunos, relacionando as experiências vivenciadas fora da escola com as da sala de aula.

Palabras clave : Espaço não-formal de Educação; Ensino de Botânica; Concepção de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )