SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Vozes docentes: análise de reflexões de professores de ciências sobre sua vivência profissionalA ocorrência de ‘fala privada’ entre adultos: uma estratégia analítica para o estudo das funções intrapsicológicas no ensino de ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

FARIA, Rafaella Librelon de; JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho  e  OLIVEIRA, Renata Carmo. Possibilidades de ensino de botânica em um espaço não-formal de educação na percepção de professoras de ciência. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2011, vol.13, n.1, pp.87-103. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-2117201113187.

O interesse por atividades e locais diferenciados para o ensino tem aumentado a procura por Museus de Ciências. A diversidade de informações encontradas nos espaços não-formais amplia as possibilidades de ensino e fortalece as relações com as escolas. O presente trabalho traz as concepções de professoras de Ciências sobre espaços não-formais de Educação e apresenta uma atividade chamada “Chá de Sentidos” com o tema Botânica, no Museu DICA, em Uberlândia - MG. As professoras apresentaram dificuldades em conceituar e distinguir o espaço formal do não-formal e vincularam o Museu DICA como um local complementar à escola. A atividade foi avaliada positivamente pelas professoras, mas, como uma forma de trabalhar o conteúdo curricular e não para simplesmente deflagrar o interesse pelos vegetais e ampliar as possibilidades de aprendizado de seus alunos, relacionando as experiências vivenciadas fora da escola com as da sala de aula.

Palavras-chave : Espaço não-formal de Educação; Ensino de Botânica; Concepção de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )