SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1SCIENCE EDUCATION MODELS IN MUSEUMS: ANALYSIS OF GUIDED TOURSEDUCATIONAL POLICIES, PARTICIPATION AND DEMOCRATIC MANAGEMENT OF THE BRAZILIAN SCHOOL IN CONTEMPORANEITY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

FEITOSA;, Raphael Alves  and  LEITE., Raquel Crosara Maia. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BASEADA EM UMA ASSOCIAÇÃO DE COMPANHEIROS DE OFÍCIO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp.35-50. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013140102.

Neste trabalho, trilhamos os caminhamos na formação dos artistas dentro de corporações de ofício e de academias de arte e ofícios. Buscamos tecer uma teia de relações entre os campos da ciência e da arte e indicamos que é possível se pensar na formação de artistas-reflexivos. Pensamos que a formação do professorado deve ser cooperativa, interdisciplinar, dialogicamente compartilhada entre os aprendizes- mestres através da teoria-prática, assim como ocorre na formação artística, visando- se à tecedura de saberes parceiros, mostrando-se que a educação das Artes pode ser inspiradora para o magistério das Ciências. Ponderaremos ainda sobre o "aplica- cionismo" que dicotomiza teoria e prática, dando um enfoque especial para as pos sibilidades desse tipo de formação dentro dos estágios supervisionados.

Keywords : Companheiros de ofício; formação de professores; artistas reflexivos..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )