SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1MODELOS DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EM MUSEUS: ANÁLISE DA VISITA ORIENTADAPOLÍTICAS EDUCACIONAIS, PARTICIPAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA NA CONTEMPORANEIDADE BRASILEIRA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

FEITOSA;, Raphael Alves  y  LEITE., Raquel Crosara Maia. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BASEADA EM UMA ASSOCIAÇÃO DE COMPANHEIROS DE OFÍCIO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2012, vol.14, n.1, pp.35-50. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172013140102.

Neste trabalho, trilhamos os caminhamos na formação dos artistas dentro de corporações de ofício e de academias de arte e ofícios. Buscamos tecer uma teia de relações entre os campos da ciência e da arte e indicamos que é possível se pensar na formação de artistas-reflexivos. Pensamos que a formação do professorado deve ser cooperativa, interdisciplinar, dialogicamente compartilhada entre os aprendizes- mestres através da teoria-prática, assim como ocorre na formação artística, visando- se à tecedura de saberes parceiros, mostrando-se que a educação das Artes pode ser inspiradora para o magistério das Ciências. Ponderaremos ainda sobre o "aplica- cionismo" que dicotomiza teoria e prática, dando um enfoque especial para as pos sibilidades desse tipo de formação dentro dos estágios supervisionados.

Palabras clave : Companheiros de ofício; formação de professores; artistas reflexivos..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )