SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20The contributions of PIBID to the development of teaching knowledges: the experience of natural sciences graduation (University of Brasilia).A POSSIBILITY SCENARIO FOR SUPERVISED CURRICULAR INTERNSHIP IN A FEDERAL INSTITUTE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

ROSA, Caroline Antunes; ROSSO, Ademir José  and  FERREIRA, Adriano Charles. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2018, vol.20, e9832.  Epub July 22, 2019. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-211720182001023.

O objetivo do artigo foi discutir as Representações Sociais (RS) de Licenciandos sobre o Estágio Curricular Supervisionado (ECS). Participaram da pesquisa 90 licenciandos dos terceiros e quartos anos das Licenciaturas de Matemática, Geografia e Biologia. As informações foram coletadas em questionário e entrevistas semiestruturadas. O referencial teórico é da abordagem estrutural de Abric e a dimensional de Moscovici. A análise estrutural das respostas dos questionários aplicados aos licenciandos de Matemática e Geografia indicou planejamento e aprendizagem como centrais nas RS do ECS. A análise dimensional das entrevistas com os Licenciandos de Biologia indicou atitudes favoráveis, contraditórias e desfavoráveis associadas a imagens de complexidade e dinamismo. O ECS é representado pelos licenciandos de Biologia como ambíguo, aplicação técnica e experiência pessoal.

Keywords : Formação inicial; Estágio Curricular Supervisionado; Prática docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )