SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20Las contribuciones del PIBID al desarrollo de los saberes docentes: la expeperiencia de la licenciatura em las ciencias naturales (Universidad de Brasilia).UN ESCENARIO DE POSIBILIDADES PARA LA PASANTÍA CURRICULAR SUPERVISADA EN EL CONTEXTO DE UN INSTITUTO FEDERAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

ROSA, Caroline Antunes; ROSSO, Ademir José  y  FERREIRA, Adriano Charles. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2018, vol.20, e9832.  Epub 22-Jul-2019. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-211720182001023.

O objetivo do artigo foi discutir as Representações Sociais (RS) de Licenciandos sobre o Estágio Curricular Supervisionado (ECS). Participaram da pesquisa 90 licenciandos dos terceiros e quartos anos das Licenciaturas de Matemática, Geografia e Biologia. As informações foram coletadas em questionário e entrevistas semiestruturadas. O referencial teórico é da abordagem estrutural de Abric e a dimensional de Moscovici. A análise estrutural das respostas dos questionários aplicados aos licenciandos de Matemática e Geografia indicou planejamento e aprendizagem como centrais nas RS do ECS. A análise dimensional das entrevistas com os Licenciandos de Biologia indicou atitudes favoráveis, contraditórias e desfavoráveis associadas a imagens de complexidade e dinamismo. O ECS é representado pelos licenciandos de Biologia como ambíguo, aplicação técnica e experiência pessoal.

Palabras clave : Formação inicial; Estágio Curricular Supervisionado; Prática docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )