SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21ASPECTOS SOCIALES EN LA ELECCIÓN DE LA LICENCIATURA EN FÍSICA: UN ANÁLISIS EN UNIVERSIDADES DE RIO GRANDE DO SULANÁLISIS DE LAS TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS DE LA TEORÍA DE ARGUMENTACIÓN A PARTIR DEL APRENDIZAJE BASADO EN PROBLEMAS EN UN CURSO DE VACACIONES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

MARQUES, AMANDA CRISTINA TEAGNO LOPES  y  MARANDINO, MARTHA. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E CRIANÇA: ANÁLISE DE POTENCIALIDADES DE UMA BRINQUEDOTECA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.21, e10562.  Epub 20-Mar-2019. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172019210102.

Este artigo analisa o potencial de uma brinquedoteca para a promoção da alfabetização científica (AC) de crianças. Para a produção de dados, realizou-se observação e registro de três áreas de uma brinquedoteca. A análise foi realizada com base na ferramenta teórico-metodológica de indicadores e atributos de alfabetização científica. Como principais referenciais teóricos destacam-se discussões sobre alfabetização científica como processo que ocorre dentro e fora da escola e implica a apropriação de elementos da cultura científica com vistas à participação social. A discussão sobre infância foi realizada com base nos aportes da Sociologia da Infância, e brincar/brinquedo foram conceituados especialmente a partir de Brougère. Conclui-se que a brinquedoteca, ao inserir em seu espaço, áreas e objetos que remetem a temas científicos, pode contribuir para o processo de AC de crianças, possibilitando a aproximação entre culturas infantis e elementos da cultura científica.

Palabras clave : Alfabetização científica; Criança; Brinquedoteca.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )