SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22PROYECTOS DE INVESTIGACIÓN Y LA RELACIÓN CON LA METACOGNICIÓN: PERCEPCIONES DE ALUMNOS INVESTIGADORES ACERCA DEL PROPIO APRENDIZAJEENTENDIMIENTOS ACERCA DE LA NATURALEZA DE LA CIENCIA DE UNA ESTUDIANTE DE GRADO EN QUÍMICA A PARTIR DE SUS REFLEXIONES SOBRE UN ESTUDIO DE CASO HISTÓRICO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

SA, LUCIANA PASSOS. INDÍCIOS DA MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL A PARTIR DA LEITURA DO LIVRO A TABELA PERIÓDICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e24426.  Epub 12-Dic-2020. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172020210146.

O presente estudo tem por objetivo buscar indícios da mobilização de conhecimentos profissionais de professores em formação inicial a partir da leitura e reflexão de capítulos do livro A Tabela Periódica, de Primo Levi, no contexto de uma disciplina de caráter teórico-metodológico. Como referenciais teóricos recorremos a estudos que discutem as necessidades formativas do professor de ciências e os conhecimentos profissionais que orientam a prática docente. Os resultados apontam, dentre outros aspectos, que o espaço dedicado à leitura e à reflexão crítica contribuiu para a mobilização de conhecimentos profissionais importantes para a formação inicial de professores de química, além de incentivar a prática da leitura dos participantes.

Palabras clave : Leitura; Ensino de química; Formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )